Morungaba foi eleita a cidade mais sustentável do Brasil de 2021 pelo Instituto Cidades Sustentáveis. De acordo com o ranking do Instituto, a cidade do interior de São Paulo é a que tem maior pontuação geral em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-11) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A pontuação da cidade foi de 73,4 pontos de 100 no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), realizado pelo Instituto. Ou seja, a cidade atingiu três quartos da distância para o desempenho ótimo em relação aos ODS. No outro ponto da “tabela”, ficou a cidade de Moju, no Pará, com pontuação de 32,18 pontos.
O índice é elaborado com base em 88 indicadores de fontes públicas e avalia a distância dos municípios em alcançar as 17 metas dos ODS. Morungaba se destacou pelo seu desempenho nas áreas de energia limpa e acessível; consumo e produção responsável; vida na água e proteção à vida terrestre (confira também aqui exemplos de cidades no mundo que já aplicaram o ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis).
Iniciativas da cidade mais sustentável do Brasil

Entre as iniciativas de destaque que colaboraram para a pontuação da cidade no ranking, está a campanha Coleta Premiada. Iniciada em 2018, ela ajudou a transformar Morungaba em uma cidade “lixo zero”, ou seja, que aproveita ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos.
Localizada na região metropolitana de Campinas, Morungaba faz parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, capitaneada pela Unicamp, que constrói práticas e saberes em parceria com especialistas, trazendo, assim, soluções mais inovadoras e sustentáveis para as cidades.
Top 10 cidades mais sustentáveis do Brasil:
- Morungaba (SP) – 73,40 pontos
- Pedreira (SP) – 72,77 pontos
- Jumirim (SP) – 72,55 pontos
- Corumbataí (SP) – 71, 93 pontos
- Iracemápolis (SP) – 69,95 pontos
- Jambeiro (SP) – 69,36 pontos
- São Caetano do Sul (SP) – 69,31 pontos
- Valinhos (SP) – 68,97 pontos
- Limeira (SP) – 68,89 pontos
- Porto Feliz (SP) – 68,66 pontos