A História sob os nossos pés

A história de um país pode ser resgatada por registros escritos, orais e pela arqueologia urbana, que revela segredos enterrados no solo das cidades.

O Brasil, segundo o Iphan, possui 2.973 sítios arqueológicos cadastrados. Deste total, 460 estão localizados em áreas urbanas.

Foto:  Parque arqueológico Catimbu - Mídias sociais

Durante as escavações da Linha 6-Laranja do metrô em São Paulo, sítios arqueológicos foram encontrados, incluindo um na Praça 14-Bis.

Sítio arqueológico encontrado em São Paulo, nomeado como Saracura (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Os artefatos encontrados, como pequenos pedaços de cerâmica, podem ser vestígios de um quilombo que existia na região, o Quilombo Saracura.

Em São Luís, no Maranhão, um cemitério indígena foi descoberto recentemente durante a construção de um condomínio residencial.

Sítio arqueológico Chácara Rosane, encontrado recentemente em São Luís/MA (Foto: W Lage Arqueologia)

Outras descobertas arqueológicas, como as do Cais do Valongo no Rio de Janeiro, revelam eventos da história brasileira ocultos sob camadas de urbanização.

Cais do Valongo (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

As escavações revelaram fragmentos de esqueletos que podem ser de indígenas que habitaram a região há cerca de dez mil anos.

Ficou curioso para saber mais a respeito dos sítios arqueológicos brasileiros? Leia o artigo completo no Habitability para saber mais!