Pancs é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Nas brechas de concreto, elas mostram sua força. São diversas espécies catalogadas pelo MAPA.
Planta: Bertalha
Segundo o biólogo e botanista Valdely Kinupp, são aproximadamente 12.500 espécies reconhecidas e catalogadas.
Foto: Mídias sociais
Mas, justamente por sua abundância e falta de conhecimento da população, elas são vistas como matos ou ervas-daninhas.
Planta: Taioba
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) calcula que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos.
Se bem exploradas, as PANCS poderiam ajudar a combater a insegurança alimentar, como a rúcula. Antes vista como erva-daninha, hoje faz parte da cultura agronômica.
Planta: Rúcula
Diante das consequências das mudanças climáticas, essas espécies também são estratégicas, devido à facilidade de cultivo e sua resistência a condições adversas.
Plantação de rúcula
Por isso, além de contribuírem para enriquecer a dieta alimentar, elas podem ajudar a diversificar a produção agrícola e ser uma oportunidade de renda para comunidades agrícolas.
Portanto, redescobrir as PANCs é um ato de re-conexão capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades agrícolas, promovendo uma produção mais resiliente e economicamente viável.
Saiba mais!