A permacultura urbana é um sistema de design que promove práticas sustentáveis e a distribuição justa de recursos, visando uma vida resiliente.
Foto: Shutterstock
A mudança começa em casa. Ações simples como reaproveitar água da chuva, usar sacolas reutilizáveis e compostar resíduos são fundamentais.
Foto: Shutterstock
Apoiar a agricultura familiar e comprar de produtores locais são outros exemplos de permacultura, pois garantem a redução do uso de agrotóxicos, geração de renda e mais saúde.
Foto: Shutterstock
Além da sociedade, governos e empresas também devem fazer parte dessa missão, promovendo uma nova lógica econômica cultural.
Foto: Shutterstock
O planeta dá alertas claros dessa urgência. Um estudo revelou, por exemplo, que as reservas de águas subterrâneas diminuíram 71%, entre 2000 e 2022.
Foto: Shutterstock
Em São Paulo, o Projeto Conjunto do Amanhã se tornou um case de sucesso ao incentivar a transformação urbana com hortas e gestão de resíduos, integrando a natureza na cidade.
Foto: Shutterstock
A disseminação de práticas permaculturais pode garantir um futuro saudável e equilibrado. Veja mais na matéria completa no Habitability!