Às portas da histórica cidade de Vila do Conde, em Portugal, ergue-se o Complexo Belamar, um empreendimento multifuncional que se tornou um case de sucesso global, não só pela sua arquitetura contemporânea ousada, mas também pelo estilo de vida que proporciona a seus moradores. Concebido pelo gabinete Ventura + Partners, segundo matéria publicada no site Viva Porto, o Belamar não só impressionou pelo modo como se articula com o ambiente urbano, mas também conquistou uma série de distinções internacionais, incluindo uma Menção Honrosa na edição de 2025 dos prestigiados Architizer A+Awards, e vitórias na categoria de Uso Misto nos Global Future Design Awards e Muse Design Awards de 2024.
O projeto, que integra espaços residenciais, turísticos e comerciais, tem as ruínas do Aqueduto de Santa Clara como forte influência conceitual. Segundo o brasileiro Jorge Remondes, que mora no complexo há seis meses, a excelência arquitetônica do projeto foi um dos fatores que chamou sua atenção. “O complexo é visualmente atraente de dia e de noite, e é visível à distância a partir de vários locais de Vila do Conde”, destaca.

Além disso, ele aponta que a qualidade do design é refletida na funcionalidade do seu dia a dia. Os apartamentos foram construídos com um excelente aproveitamento dos espaços para arrumação, caixilharia clean e equipamentos de qualidade. Há também um forte diferencial nas dimensões: as áreas comuns, como os corredores de acesso, a entrada do prédio e a garagem, foram projetados com espaço e luminosidade. Ele destaca também a dimensão do banheiro e da varanda, que têm área superior à média existente no mercado.
Sustentabilidade em ação: conforto e economia

A proposta de sustentabilidade do Belamar é traduzida em benefícios práticos para os moradores. Segundo Remondes, a redução de custos de energia é notável, já que todos os apartamentos se beneficiam de painéis solares.
Além da economia, o conforto é uma prioridade. Apesar do condomínio estar próximo da via pública, acusticamente o ruído exterior é praticamente inexistente, afirma o morador brasileiro. A temperatura média moderada e a presença de ar condicionado reforçam o conforto térmico, essenciais para uma moradia de alto padrão.
Leia também: Casa passiva: habitação social no Canadá se destaca pela eficiência energética
Localização privilegiada: vida tranquila a 20 km do Porto

A escolha do Belamar foi ditada pela combinação de equipamento e localização envolvente. O complexo oferece uma vista privilegiada para o mar e para o Aqueduto de Santa Clara, além de estar rodeado por várias praias. A localização estratégica permite conciliar a atividade profissional na cidade do Porto com uma vida tranquila em Vila do Conde, a pouco mais de 20 km. A acessibilidade é um ponto forte:
- Comércio e serviços: hipermercado e ginásio em frente, hospital próximo, e um hotel no próprio complexo.
 - Mobilidade: estação de metrô a apenas 150 metros do prédio e acesso à autoestrada Vila do Conde-Porto a 1 km.
 - Lazer e natureza: praia a 900 metros e a possibilidade de usufruir da natureza com caminhadas e bicicleta.
 
Uma comunidade brasileira colaborativa
A presença da comunidade brasileira no Complexo Belamar e na região é sentida de forma positiva. O morador garante que a interação entre os vizinhos é excelente, destacando que os brasileiros são muito colaborativos e participativos nas reuniões de condomínio.
Olhando para a sua experiência e a qualidade de vida alcançada no Belamar, Remondes não hesita em indicar o Complexo a outros compatriotas que pensem em se mudar para Portugal. “Recomendaria sobretudo pelo perfil de moradores, pela localização, pela proximidade dos serviços essenciais ao dia a dia, e pela proximidade do mar e da natureza. No fundo, pela qualidade de vida”, finaliza.