Em nossa economia atual, exploramos os recursos naturais do Planeta, fabricamos produtos com eles e, eventualmente, os jogamos fora como lixo. A economia circular tem foco na regeneração da natureza. Ela permite que os produtos e materiais circulem, aumentando a vida útil, além de eliminar a produção de resíduos.
A economia circular é uma estrutura de solução de sistemas que lida com desafios globais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos, consumo de recursos finitos e poluição, defendendo a transformação de todos os elementos de nosso sistema de coleta e desperdício.
Em uma economia circular, os ciclos de materiais são fechados seguindo o exemplo de um ecossistema. Não existe desperdício porque cada fluxo residual pode ser usado para fazer um novo produto. As substâncias tóxicas são eliminadas e os fluxos residuais são separados em um ciclo biológico e um técnico.
Na indústria brasileira a economia circular é uma realidade. Sete em cada dez companhias adotam iniciativas para fazer um melhor uso dos recursos naturais, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).