Já pensou que o esgoto pode ser fonte de energia elétrica?
Foto: Bilanol / Shutterstock
É assim que a Zâmbia está lidando com uma grave crise energética devido a secas prolongadas, que tem afetado sua principal fonte de eletricidade: a hidrelétrica.
Foto: Alvarobueno / Shutterstock
O projeto inovador consiste em converter resíduos de esgoto em eletricidade a partir da captura do gás metano por meio de digestão anaeróbica - processo natural que degrada resíduos orgânicos na ausência de oxigênio.
Foto: Terelyuk / Shutterstock
Em um modelo de economia circular, a energia produzida é utilizada para abastecer a estação de tratamento e as bombas.
Foto: NavinTar / Shutterstock
O lodo remanescente ainda é convertido em fertilizante orgânico, beneficiando a agricultura local e promovendo um ciclo econômico sustentável.
Foto: VisualArtStudio / Shutterstock
O projeto foi implementado em Mansa pela companhia de abastecimento - a Luapula Water Supply and Sanitation Company (LpWSC) - e desenvolvido em parceria com especialistas alemães, unindo conhecimento local e experiência técnica.
Além da geração de energia, o projeto reduz as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera e melhora o tratamento de águas residuais.
Foto: Gui jun peng / Shutterstock
A operação do sistema gerou novos empregos e capacitação técnica, formando uma equipe local especializada em tecnologias limpas.
Foto: Avatar_023 / Shutterstock
Sabia que o Brasil também tem projetos deste tipo em desenvolvimento? Conheça na matéria do Habitability