Drone: o novo “outdoor” que desafia o espaço urbano

A publicidade que usa drones, ou “drone outdoor”, traz oportunidades e riscos para cidades, em termos de redução de poluição visual e sonora

Por Redação em 20 de dezembro de 2022 2 minutos de leitura

drone outdoor
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Em uma noite comum do outono nova iorquino, 500 drones iluminaram o céu. O conjunto de pequenas aeronaves fez parte da campanha de um game online. O show de luzes de dez minutos foi visto até mesmo pelos moradores de New Jersey, cidade ao lado de Nova York.  O Drone Outdoor, publicidade que utiliza drones, tende a se popularizar, e desafia o espaço urbano.

Na China, 1,5 mil drones foram usados para criar um formato de QR Code em cima de Xangai. Com luz de led controlável por softwares, as pequenas aeronaves recriaram uma série de imagens nos céus, entre elas, um código para que as pessoas entrassem no aplicativo da marca.

Para alguns, a cena pareceu tirada do filme Blade Runner, um futuro distópico onde até mesmo o ar das cidades é um espaço para passar informações publicitárias. 

“Estamos sempre pensando em como podemos usar novas tecnologias para inovar, mas, também, como podemos entender o que está acontecendo em nossos céus de outros usuários que estão participando?”, disse Britney Kohler, diretora da Liga de Cidades dos Estados Unidos, em entrevista ao SmartCities Dive. “Há muitas oportunidades para as cidades entrarem nisso de maneira clara com seus constituintes.”

Drone Outdoor: o céu não é mais o limite

Reprodução: PRNewsfoto/King – Getty Images

Os defensores dos drones dizem que esses shows de luzes podem ser uma alternativa a outras exibições disruptivas como aviões promocionais e fogos de artifício. As pequenas aeronaves teriam menos impacto ambiental, com redução dos ruídos e das emissões dos gases em comparação com as outras opções de entretenimento.

Para além do entretenimento, os drones são uma opção consideravelmente mais segura e abrangente de obter mais segurança para áreas grandes da cidade. 

Outros veem os drones como uma forma indesejada de poluição visual, uma intrusão na paisagem urbana que parece violar a proibição estrita da cidade ao uso de drones. Logo após a ação dos 500 drones em Nova York, por exemplo, o senador democrata, Brad Hoylman, foi publicamente contra o ocorrido.

“Acho ultrajante estragar o horizonte de nossa cidade para obter lucro privado”, disse Holyman, em entrevista ao site Gothamist. “É ofensivo para os nova-iorquinos, para nossas leis locais, para a segurança pública e para a vida selvagem.”

E se o céu virar uma tela?

Diferente de um outdoor comum, esta publicidade usa o céu como uma grande tela, e pode ser vista por um raio de mais de 1 quilômetro. Alguns especialistas até comentam que a vantagem dos drones é “transformar o espaço vazio do céu em um grande outdoor”. 

Em cidades onde o uso de outdoors e telas de propaganda é limitado a certas áreas, como fica o zoneamento em caso de uma imagem desenhada no céu? Outra pergunta que as novas tecnologias exigem de legisladores é como as pequenas aeronaves irão brigar com o espaço aéreo urbano. Em cidades como Nova York ou São Paulo, há congestionamentos de helicópteros e aviões. Os drones apenas acrescentam uma camada a mais para a regulamentação.