senior living

Entenda o que é Senior Living e como o conceito tem avançado em Curitiba

Empreendimento em Curitiba adota o conceito de Senior Living com base no crescimento da população idosa da região

27 de janeiro de 2022 - 2 minutos de leitura

Autor: Redação

Compartilhe:

O Senior Living é um conceito que acompanha a tendência de maior envelhecimento da população urbana e oferece espaços que estimulam a atividade física, além da atenção à saúde, vida social, bem-estar e momentos de lazer. Em Curitiba, as estatísticas atuais indicam que 25% dos habitantes da capital paranaense serão idosos em 2040, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Isso tem estimulado empreendimentos Senior Living na região, como é o caso da construtora Laguna, que lançou o seu primeiro imóvel com o conceito em Curitiba em junho de 2021, intitulado BIOOS.

Segundo a empresa, as residências baseada no Senior Living, “buscam corresponder aos anseios e necessidades reais do atual público sênior e às demandas do futuro das cidades e do envelhecimento das populações”.

Senior Living cresce anualmente

Na projeção populacional divulgada pelo Ipardes, a quantidade de idosos em Curitiba em relação à população total era 16,4% em 2020 e deve chegar ao fim de 2022 já representando 17,16% da população.

senior living

Como os fatores que levam ao bem estar determinam 70% da saúde das pessoas, a aposta da Laguna faz sentido. O empreendimento também vai combinar a ideia de complexo de moradia e saúde, ou seja, uma estrutura com serviços de conveniência e um Hospital-Dia. A meta é oferecer 65% da demanda de acesso a serviços de saúde, que poderão ser realizados no próprio empreendimento ou na região do complexo, que vai ser instalado no bairro do Alto da Glória.

Estruturalmente, o complexo do BIOOS terá duas torres que se complementam. Elas serão interligadas pelo BIOOS MALL, uma galeria que oferece conveniências, lojas, serviços e ambientes arejados. O espaço de conveniência irá oferecer mais comodidade e funcionalidade aos moradores e frequentadores do empreendimento e da região. Com acessibilidade e paisagismo, o MALL será um ponto para passeios com o pet ou para aproveitar momentos de pausa. Já a torre BIOOS HOME é destinada ao público sênior e irá integrar apartamentos que atendem a necessidades diversas.