Aliança pela Mobilidade Sustentável reduziu em 82 toneladas as emissões de CO2

Iniciativa apoia a eletrificação da frota de veículos do País.

Por Redação em 27 de julho de 2023 3 minutos de leitura

alianca pela mobilidade sustentavel

A Aliança pela Mobilidade Sustentável reduziu em 82 toneladas o volume de emissões de CO2 em São Paulo em 2022. Por meio da democratização de veículos eletrificados, a aliança liderada pela 99, e com a participação de outras 10 companhias do setor de transporte, consegue apoiar a transição para transportes de baixo carbono. 

Com a participação do Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia e Zletric, a Aliança investiu cerca de R$ 35 milhões em ações para criar postos de recarga e aumentar a frota de veículos elétricos.

A meta é fomentar a expansão das estações de carregamento com a criação de 10 mil pontos públicos de recarga e chegar a 10 mil veículos eletrificados rodando pela 99 até 2025. No ano passado, a empresa chegou a marca de 300 carros eletrificados.

Leia também: Como os carros elétricos vão mudar as cidades?

Para isso, a Aliança vem discutindo e implementando ações para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando o aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e a outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.

Aliança pela Mobilidade Sustentável, parceria estratégica

alianca pela mobilidade sustentavel
Foto: Divulgação

A partir da cooperação entre as empresas, projetos importantes ganharam forma. É o caso do primeiro posto 100% elétrico do Brasil inaugurado no final de 2022, fruto de uma parceria da EZVolt, integrante da Aliança, com a Vibra. Ao mesmo tempo em que promove a infraestrutura, a Aliança coloca os veículos elétricos nas ruas, mostrando que o trabalho em parceria das diferentes pontas do ecossistema do transporte pode fazer com que as duas demandas sejam atendidas simultaneamente. BYD e Caoa Chery, por meio da Aliança, já forneceram veículos para testes com motoristas de app. “A transformação da mobilidade só é possível com a união de forças entre os players do setor. As metas da Aliança só são tangíveis pelo interesse desses grandes parceiros e investidores, os quais, assim como a 99, desejam ser pioneiros e criar um legado na mobilidade urbana brasileira”, afirma Fernando Pfeiffer, diretor de Estratégia de DriverLAB na 99.

Leia também: 4 transportes do futuro (próximo) para cidades inteligentes

Alianças para a sustentabilidade

A ação faz parte de um movimento global de parcerias entre empresas e cidades em prol da sustentabilidade, como a Aliança Bioconexão Urbana criada no Brasil pela fundação Grupo Boticário e o ICLEI. A parceria tem oito organizações para promover intervenções baseadas na natureza para criar resiliência à mudança climática. “A articulação de diferentes atores para que haja entendimento sobre a importância da natureza na busca por soluções efetivas para problemas contemporâneos é um passo essencial para que a transformação das cidades ocorra”, disse Sophia Picarelli, gerente regional de biodiversidade e desenvolvimento circular do ICLEI América do Sul, em entrevista ao site CicloVivo.

Leia também: Cidades brasileiras escolhem Soluções Baseadas na Natureza. Veja 4 exemplos!