Início » Inovação » Construtora lança apartamento no metaverso
Construtora lança apartamento no metaverso
Espaço replica o imóvel no meio digital e pode reduzir custos do setor.
Por
Redação em 6 de julho de 2022 2minutos de leitura
A incorporadora paulistana Habitram lançou um apartamento no metaverso – um ambiente virtual que une os espaços físico e digital: uma mistura de realidade aumentada, virtual e internet.
Aberta à visitação, a criação inovadora no setor foi feita com o objetivo de mostrar um apartamento localizado na Vila Mariana como um complemento do espaço físico decorado. No estande de vendas, a pessoa pode ter a experiência de como o ambiente decorado funciona por meio de um óculos de realidade virtual. Assim, é possível também olhar detalhes da decoração, da planta e ter a sensação de estar naquele ambiente (e em diferentes estações).
Apartamento no metaverso:do digital para o físico
O mercado imobiliário pode ser remodelado pelo metaverso, já que a tecnologia pode replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Na Coreia do Sul, imóveis já são completamente vendidos no metaverso. Em outros países, há pessoas comprando terrenos apenas no espaço virtual.
No caso da Habritam, a visitação do apartamento já existe, mas de maneira virtual. O que, segundo o CEO da companhia Tony Shayo, faz a diferença, já que o metaverso dá um componente mais realista ao ambiente decorado. “É possível olhar para cima, para baixo, dar passos e até colocar um filme na TV”, disse o executivo em entrevista à Exame.
“Vamos incluir ambientes como portaria, salão de festas, piscina e academia. Queremos até que a sala de imersão exale cheiros para ampliar a imersão”, disse Shayo. A companhia quer expandir o uso da tecnologia e, em algum momento, torná-la padrão para as visitas de novos espaços.
Veja também o episódio 07 do podcast Habitability:
Popularidade fora do metaverso
O tour virtual já surtiu efeito na vida real. Segundo a companhia, o estande teve 50% mais visitas do que o registrado anteriormente. A estratégia também ajuda a cortar gastos para a incorporadora.
De acordo com Shayo, haverá redução de 1% dos gastos previstos para marketing, que correspondem a 4% do valor geral de vendas do empreendimento. Ou seja, o que antes custava 1,5% do orçamento para marketing passará a custar 0,5%, calculou Shayo. “Passamos agora por um momento muito difícil do mercado, com alta de juros e explosão de custos da obra. Não estamos conseguindo repassar todos esses aumentos para os compradores. Portanto, toda redução de custos é bem-vinda.”
O Habitability coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, não são conectadas às informações de navegação. Sendo assim, garantimos a você que não fazemos rastreamento individual de atividades.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!