Como anda o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal na sua cidade? Um estudo da companhia de software Kisi tentou medir isso a partir de cálculos de índices variados, apontando como está a qualidade de vida nas cidades. O resultado foi um ranking das 100 principais cidades no mundo que privilegiam que os pratos dessa balança estejam alinhados.
A cidade de Oslo, da Noruega, ficou em primeiro lugar, seguida de Berna, na Suíça, e Helsique, na Finlândia. São Paulo é a única brasileira no ranking, mas ficou em 97ª posição, com 66,57 pontos. O cálculo é feito com base em uma série de indicadores. O índice mais alto de São Paulo é o de quantidade de espaços abertos para as pessoas, e também a qualidade do ar da cidade. Por outro lado, segundo o estudo da Kisi, São Paulo perde pontos na segurança (pontuação de 17,4).
O que proporciona mais qualidade de vida nas cidades?
“Os últimos anos testaram as estruturas de suporte existentes para funcionários em todo o mundo”, disse o CEO da Kisi Bernhard Mehl, em entrevista ao Positive.News. “O estudo mostra as cidades que oferecem aos moradores o melhor acesso a cuidados de saúde mental de alta qualidade, bem como aquelas onde os funcionários podem e são incentivados a tirar mais dias de férias”.
A análise da Kisi foi feita a partir de fatores como segurança, saúde, o número de trabalhos remotos e a quantidade de dias de licença parental, além de indicadores mais claros como qualidade do ar, inflação e a proporção de espaços abertos para os cidadãos, ou seja, tudo que se relaciona à qualidade de vida nas cidades. De acordo com Mehl, até os índices de inflação altos acabam afetando o estresse dos colaboradores.

Já o espaço da cidade influencia a saúde mental de quem trabalha ao aumentar as barreiras para o seu trânsito pelo espaço, bem como para os seus momentos de lazer. Cidades como Copenhague, da Dinamarca – que teve parte do seu planejamento liderado por Jan Gehl – estão entre as top 10 cidades, exatamente por oferecer mobilidade para os cidadãos. Temas como inclusão e tolerância também pesam no nível de qualidade de vida das cidades.
Top 10 melhores cidades para equilibrar trabalho e vida pessoal

- Oslo, Noruega
- Berna, Suíça
- Helsique, Finlândia
- Zurique, Suíça
- Copenhague, Dinamarca
- Genebra, Suiça
- Ottawa, Canadá
- Sidney, Austrália
- Stuttgart, Alemanha
- Munique, Alemanha
Veja também o episódio 06 do podcast Habitability: