rápida urbanização

RJ integra lista mundial de desafios para rápida urbanização

Center for Urban Transformation incentiva cidades a adotarem inovações para lidar com a rápida urbanização

19 de janeiro de 2022 - 2 minutos de leitura

Autor: Redação

Compartilhe:

O Center for Urban Transformation, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, lançou um desafio para oito megacidades da Ásia, África e América Latina que consiste em usar um ecossistema de aproximadamente 800 empreendedores urbanos, investidores e prefeitos para adotar inovações que ajudem a moldar a próxima era urbana

A lista de desafiadas tem o Rio de Janeiro como única representante do Brasil e inclui Bogotá, Buenos Aires, Lagos, Dhaka, Jacarta, Kigali e Nairobi. Além do fato de serem aglomerados urbanos, essas cidades têm em comum a característica de crescimento rápido. 

Testes de rápida urbanização envolve várias cidades

Como parte desse desafio, oito das cidades de crescimento mais rápido do mundo designaram bairros para servir como teste urbano para novos negócios, produtos e serviços que podem melhorar a qualidade de vida dos residentes locais e mitigar os desafios sociais e ambientais associados à rápida urbanização.

Ao mesmo tempo, o programa incentiva empreendedores e startups em estágio inicial e com presença nesses oito locais a se inscreverem para ganharem visibilidade, conexão com investidores e, aos vencedores, mais de US$25 mil em recursos iniciais e uma oportunidade de se juntar aos Pioneiros em Tecnologia do Fórum Econômico Mundial.

Um grupo de juízes globais ajudará a definir os vencedores para cada cidade. São eles: Iyinoluwa Aboyejii, general partner da Future Africa; Shin-pei Tsay, diretor de Políticas, Cidades e Transporte do Uber; Rajan Anandan, diretor administrativo da Sequoia; Jennifer Musisi, líder Residente da Iniciativa de Liderança da Bloomberg Harvard City; Nathan Blecharczyk, cofundador e diretor de Estratégia da Airbnb; Tim Brown, presidente da IDEO; Shivani Siroya, fundador e CEO da Tala; e Prem Ramaswami, presidente da Urban Products, Sidewalk Labs.

Em colaboração com IDEO, Urban Us e URBAN-X, o desafio será acompanhado por um programa de três meses de eventos públicos regulares para construir inteligência coletiva e reunir uma comunidade criativa para explorar o futuro urbano. Os vencedores vão ser anunciados em fevereiro de 2022 com a participação dos prefeitos das oito cidades.