Barco elétrico voador pode estar próximo de chegar às cidades. Nos Estados Unidos, a companhia Regent anunciou uma maquete em tamanho real de seu planador elétrico, o Viceroy. O objetivo é que os drones aquáticos estejam disponíveis ao público até 2025.
O modelo é parecido com um planador, mas tem a operação elétrica e espaço para 12 passageiros. O objetivo do barco elétrico voador é cruzar distâncias curtas – de até 300 quilômetros – na água, o que pode ser positivo para cidades costeiras ou atravessadas por rios.
Essas embarcações totalmente elétricas e com emissão zero operam exclusivamente sobre a água e aproveitam a infraestrutura de docas existente para transportar pessoas e mercadorias. O meio de transporte é uma opção que pode ser utilizada sem precisar de uma infraestrutura prévia, como no caso dos drones de decolagem e aterrissagem vertical (o eVTOL) , que necessitam de heliportos ou aeroportos.
Barco elétrico voador … e seguro

Os planadores são uma nova categoria de veículos marítimos que combinam a alta velocidade de um avião com o baixo custo operacional de um barco. Em entrevista ao Smart Cities Dive, o CEO da Regent, Billy Thallheimer, informou que a companhia está em fase de testes com o protótipo e deve lançar, ainda este ano, o protótipo em viagens em uma enseada no Oceano Atlântico.
A Regent também está trabalhando com a Guarda Costeira dos Estados Unidos e com a companhia de inspeção e certificação Bureau Veritas para assegurar que o barco elétrico voador opere tanto nas águas norte-americanas, quanto em internacionais. Como uma embarcação marítima, Thallheimer disse que os planadores serão comandados por um capitão – licenciado pela Guarda Costeira como marinheiro mestre – e um imediato.
Um porta-voz da Regent disse à Smart Cities Dive que a empresa já tem mais de 500 pedidos para seus planadores. “Esperamos ter humanos voando a bordo até o final do próximo ano”, disse Thalheimer.