Enchentes são desafio para carregamento de carros elétricos

Mitigação dos riscos climáticos passa também pela infraestrutura, a exemplo dos obstáculos para o carregamento dos carros elétricos.

Por Redação em 6 de setembro de 2022 2 minutos de leitura

carregamento de carros eletricos

A chegada dos carros elétricos tende a transformar as cidades. Mas os riscos que já ameaçam o espaço urbano com a mudança também criam desafios para estabelecer o novo tipo de mobilidade que não se baseia em combustíveis fósseis. O aumento do nível do mar, bem como a quantidade maior de enchentes, cria uma complicação extra na criação de uma infraestrutura básica para os veículos elétricos, mais especificamente, para as estações de carregamento.

Onde fica a tomada?

carregamento de carros eletricos

Além do planejamento sobre onde as estações de carregamento devem ser localizadas, é preciso reforçar as proteções. Afinal, água e eletricidade não se misturam nada bem e podem oferecer riscos à saúde e à segurança das pessoas. Por isso, é preciso pensar em medidas protetivas. Mas pensar no risco tem um preço: os custos da infraestrutura de carros elétricos ficam entre 50% e 60% maiores do que o normal, sem considerar esse tipo de planejamento.

As proteções podem incluir, por exemplo, conectores impermeáveis que protegem a grade da umidade. Algumas estações podem usar baterias, mas elas precisam ser elevadas, para evitar contato com a água ou evitar de ficarem submersas. “A realidade é que a maioria da população vive ao longo da costa, que é onde as estações têm que ser reforçadas contra o ambiente marinho, o que é ainda mais difícil. Isso pode ser feito porque fazemos isso nas forças armadas o tempo todo”, disse o líder de planejamento da Buro Happold, Jason Masters, em entrevista ao Smart City Dive. Happold faz uma série de instalações para o exército norte-americano.

Para driblar os obstáculos ao carregamento dos carros elétricos, planejamento 

De acordo com especialistas, é preciso planejar bem para que os recursos dos carros elétricos estejam, ao mesmo tempo, espalhados pela cidade sem apresentar riscos para as populações mais vulneráveis a desastres ambientais. 

Com essa finalidade, a ferramenta de mapeamento de zonas de energia da Argonne sobrepõe diferentes variáveis ​​para ajudar a determinar os locais mais seguros para a instalação das estações de carregamento. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências também oferece uma ferramenta de análise e planejamento de resiliência que pode mapear as zonas de inundação mais prováveis ​​e o histórico de inundação. 

Encontrar um local seguro “não é apenas colocar um carregador no topo de uma colina onde ninguém vai usá-lo”, alertou ao SmartCity Dive Sasha Pejcic, sócio-gerente para a América do Norte da Evenergi – consultoria internacional de energia e transporte. “Neste momento, são as pessoas mais ricas que podem comprar esses veículos”, disse ele, alertando, no entanto, para o fato de que os custos dos veículos elétricos diminuirão, o que os levarão a um maior número de proprietários.