Escócia terá incentivo financeiro à reciclagem em 2023

Plano da Escócia vai dar incentivo para aqueles que reciclarem e abrirá espaços municipais para gerenciar a logística reversa da reciclagem

Por Redação em 8 de fevereiro de 2023 2 minutos de leitura

escocia reciclagem

A Escócia quer reciclar todas as latas e garrafas que circulam no país. Para isso, eles lançaram um plano de incentivo financeiro para reciclagem, a partir da devolução de “depósitos”.

Isso significa que, ao comprar uma bebida em uma lata ou vidro, a pessoa pagará um depósito de 20 centavos de libra esterlinas, que receberá de volta quando devolver a sua garrafa ou lata vazia. O formato é projetado para incentivar o retorno de recipientes descartáveis vazios para coleta para reciclagem. 

Se bem implantado, o plano poderá reduzir o número de garrafas e latinhas nos lixos do país em cerca de 4 mil unidades. Em outros números, serão 76 mil toneladas de material reciclado no ano.  

Mexido, não batido

Recipientes para bebidas feitos em plástico, vidro, aço e alumínio serão incluídos no plano. O começo do sistema será em agosto deste ano. 

Leia também: Design urbano pode ajudar na redução de resíduos

Caberá aos estabelecimentos comerciais decidirem como vão operar os seus pontos de devolução de garrafas e latas, optando por ter uma máquina de venda reversa (como já existem em uma série de supermercados na Alemanha) ou serviço de devolução manual.

Escócia pró-reciclagem

“A reciclagem tem um grande papel a desempenhar na resposta da Escócia à crise climática. Nosso Fundo de Melhoria da Reciclagem de £ 70 milhões está realizando um dos maiores investimentos em reciclagem e reutilização nesta geração”, disse a ministra escocesa da Economia Circular, Lorna Slater.

Leia também: Asfalto de plástico pode tirar 80 bilhões de embalagens do mar

O país tem objetivo de chegar a uma taxa de 90% de reciclagem de latas e garrafas em 2024, além de chegar a uma economia “zero waste” até 2030. Para o governo escocês atingir a meta, a única forma é agir localmente e facilitar que as menores comunidades tenham contato com opções fáceis de manejar os resíduos. 

Assim, o país está investindo em espaços de reciclagem de lixo nas cidades. Com milhares de pontos de devolução em todo o país, será tão fácil devolver sua garrafa ou lata vazia quanto comprá-la. Isso ajudará a quase dobrar as taxas de reciclagem dos contêineres incluídos no esquema, diminuindo a quantidade de lixo em nossas ruas e reduzindo as emissões de CO2.