Materiais reciclados na construção são um dos futuros possíveis para arquitetura

Revestimentos, concreto e até madeira podem se tornar materiais reciclados na construção civil em prol de mais sustentabilidade.

Por Redação em 28 de outubro de 2022 2 minutos de leitura

materiais reciclados na construção

Mais que sustentabilidade, tanto a arquitetura quanto a engenharia civil buscam por opções mais viáveis de se levantar edifícios e casas no século 21. Nesse sentido, os materiais reciclados na construção, como madeiras, revestimentos e concretos, apresentam uma solução para trazer a economia circular para dentro dos processos construtivos. 

A atividade pode melhorar a relação entre construção civil e meio ambiente, diminuindo os resíduos deixados pelas edificações. No Brasil, os restos da construção civil podem representar entre 50% e 70% do total dos resíduos sólidos urbanos, de acordo com o Ipea.

Arquitetura em favor da economia circular

Recentemente, o manifesto “Ideia Circular” bradou: “o lixo é um erro de design”. “Mais do que reciclar, mais do que reduzir o lixo, queremos acabar com o conceito de lixo”, disse o manifesto, que é a favor do uso de materiais diferentes e do uso de todos os tipos de materiais tanto no design quanto na construção. 

Em artigo publicado no site ArchDaily, a arquiteta brasileira especialista em paisagismo regenerativo, Daniela Cruz Martinez, falou sobre como os materiais reciclados na construção podem trazer o conceito de economia circular para dentro da arquitetura. Para ela, é necessário pensar todo o projeto com a única pergunta: “o que podemos fazer a partir de materiais existentes?” 

“Com base nessa abordagem, buscam-se todas as alternativas possíveis para recuperar o que é tratado como resíduo e passar de um ciclo de vida linear, em que os materiais que “não servem mais” são simplesmente descartados sem pensar no que acontecerá com eles, a um ciclo de vida circular, em que o material descartado é transformado, reconfigurado ou combinado com outros materiais, que também são reciclados, para serem re-incorporados a um novo ciclo de vida, mesmo com uso diferente do original”, argumentou Martinez, no escrito.

Veja também o episódio 29 do podcast Habitability:

Materiais reciclados na construção civil: alguns exemplos

Existem dois tipos de materiais reciclados na construção civil: aqueles que são feitos de outros tipos de produtos e os que reciclam os próprios restos de obra. A primeira opção costuma ser uma alternativa para reduzir as emissões de CO2 das construções. Um exemplo são os revestimentos da Rivesti, que usam garrafas PET recicladas em 85% da sua composição.

A madeira de demolição é velha conhecida da área de decoração. Na construção, há uma série de formas de se descartar a madeira e ela ser utilizada novamente. Como na utilização de painéis, transformação em lenha e uso para compostagem. Além disso, a madeira ecológica entra cada vez mais nos projetos iniciais de obras.  O concreto atualmente já é reciclado, mas utilizado em espaços menos “nobres” da construção. No entanto, há possibilidades de utilizá-lo para a estrutura de outras construções. Alguns testes mostram que o concreto reciclado pode criar elementos estruturais de até 40 MPa.