Mulheres têm visão apurada do mercado, mostra pesquisa
Think tank Amazonita Clube realiza pesquisa com mulheres que atuam no mercado imobiliário
Por
Redação em 11 de outubro de 2021 2minutos de leitura
O Amazonita Clube resolveu marcar o início de suas atividades com uma pesquisa exclusiva com profissionais que atuam no mercado imobiliário. A instituição se define como um think tank, que é o conceito internacional para instituições que produzem conhecimento de alto nível. O levantamento foi realizado em conjunto com o grupo Mulheres do Imobiliário, e focou na identificação das principais tendências do mercado no Brasil em 2021.
Intitulado Perspectivas do setor imobiliário em 2021, o estudo ouviu 98 profissionais atuantes no segmento – predominantemente mulheres – entre 10 e 17 de janeiro. Os resultados foram apresentados e discutidos na primeira reunião de trabalho do think tank, ocorrida em 21 de janeiro.
Dos vários temas levantados durante a pesquisa, o Amazonita Clube identificou cinco principais: Impactos da pandemia de covid-19 sobre o setor (tema recorrente para 69,2% das entrevistadas); Cenário dos juros básicos da economia e efeitos sobre o mercado (61,5%); Volume e condições de concessão de crédito imobiliário (56,7%); Taxa de desemprego e grau de confiança do consumidor (49%) e Rumos do programa Casa Verde e Amarela (41,3%).
Amazonita Clube identifica que pandemia continua no centro dos debates
Sobre a pandemia, o Amazonita Clube é claro ao avaliar que os impactos dela sobre os negócios imobiliários – fortemente sentidos ao longo de 2020 – estão ainda longe de cessar. “O tema vai estar no centro dos debates e das decisões do setor neste novo ano, mais do que qualquer outro. Ao mesmo tempo em que os efeitos são intensos, muitos deles tendem a ser ao menos parcialmente temporários, até que o cenário se estabilize e se alcance um novo equilíbrio de costumes, necessidades, demandas e oferta. Em paralelo, a agenda econômica nacional segue crucial aos rumos do mercado”, detalha o relatório produzido pelo think tank.
Ainda segundo o documento, a redução dos juros básicos da economia aos menores níveis da história nacional foi determinante para o bom desempenho do setor no período pré-pandemia e para a manutenção de um nível razoável de aquecimento durante a presente turbulência. “Indubitavelmente, isto motivou decisões de compra e investimentos mesmo em face a tantas incertezas. No segmento residencial, por exemplo, serviu de estímulo para vendas de estoques prontos e na planta, para trocas de unidades menores por maiores e também para a promoção de reformas e melhorias”, detalha.
Em termos de tendências de mercado, a pesquisa destaca cinco temas. O primeiro deles é o desenho de novos formatos de produtos imobiliários, incluindo apartamentos com espaço de home office e condomínios com áreas de co-working, além de espaços para recebimento de entregas. Esse tema foi recorrente para 76,7% das entrevistadas.
A continuidade da digitalização (58,3%) e a redução da demanda por espaços corporativos (52,4%) ocupam o segundo e terceiro lugar entre as tendências. O aumento por espaços flexíveis (co-working) e próximos às residências (51.5%) fecha o quinteto de tendências, ao lado do aumento da procura por imóveis logísticos (citado por 50,5%).
O Habitability coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, não são conectadas às informações de navegação. Sendo assim, garantimos a você que não fazemos rastreamento individual de atividades.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!