Tampas de bueiro como ferramenta para embelezar cidades

No Japão, as tampas de bueiro enfeitam as ruas e colorem mais as cidades. O país imprime uma forma criativa nestas placas sem graças.

Por Redação em 16 de março de 2023 4 minutos de leitura

tampas de bueiro

As tampas de bueiro são elementos essenciais da infraestrutura urbana, mas que raramente recebem atenção. As pessoas costumam ignorá-las ou enxergá-las apenas como obstáculos para pedestres. Mas, no Japão, elas representam muito mais do que isso, já que o país as enxerga como uma forma de arte que adiciona beleza às ruas.

Feitas em ferro fundido, as tampas apresentam artes vibrantes e são verdadeiras representações da cultura japonesa. As artes variam desde símbolos tradicionais, como o Monte Fuji e as flores de cerejeira, até personagens de anime e mangá. 

Sendo assim, em vez de simplesmente instalar tampas de bueiros padronizadas, muitas cidades começaram a criar seus próprios dispositivos com designs agradáveis. Cerca de 95% dos municípios japoneses produzem suas próprias tampas de bueiro com desenhos exclusivos.

Como a tampa de bueiro se tornou peça de arte?

Na década de 1960, muitas regiões do Japão modernizaram seus sistemas de esgoto. Foi nessa época que surgiram as tampas com desenhos. Assim, o surgimento da arte em tais equipamentos pode ser atribuído a um esforço do governo japonês para tornar as cidades mais atraentes. 

A cidade de Naha, em Okinawa, alega ter sido a primeira a instalar uma tampa de bueiro com ilustração gráfica, em 1976, apresentando desenhos de peixes “nadando felizes”, algo adequado para uma cidade costeira. 

Nos anos 80, a iniciativa se espalhou por todo o país, especialmente entre as administrações municipais que desejavam impulsionar projetos de melhoria dos sistemas de esgoto e precisavam do apoio dos contribuintes. 

Rapidamente, todas as cidades quiseram seu próprio design icônico para expressar sua identidade única e participar de uma saudável competição regional. Isso levou a uma explosão de criatividade e inovação, com artistas e designers criando tampas de bueiros inspiradas em temas locais, culturais e históricos.

Alguns desenhos baseiam-se em marcos locais, como o Castelo de Osaka, em Osaka, enquanto outros buscam inspiração na flora e na fauna, como um pargo vermelho saltitante, em Mihonoseki, no oeste do Japão, ou as flores de cerejeira, em uma das muitas variações no centro de Tóquio. 

Produção das tampas de bueiro

Embora as tampas ofereçam uma tela em branco versátil para a criatividade, sua fabricação segue um processo semelhante e deve garantir durabilidade. Primeiramente, a sucata de aço é fundida em um forno com temperaturas que podem atingir até 3 mil graus Celsius. 

Após a remoção das impurezas, o aço derretido é despejado em moldes de fundição em areia, que dão forma ao design. Após o resfriamento das tampas, as peças passam para o processo de polimento, raspagem e corte em tamanhos personalizados. Embora muitas tampas permaneçam com o metal exposto, algumas recebem resinas coloridas antes do envio para seus destinos finais. Vale ressaltar que as tampas pesam, aproximadamente, 50 quilos, o que dificulta possíveis roubos.

Benefícios práticos das artes nas tampas de bueiro

As tampas de bueiro com designs atraentes tornaram-se uma forma de arte popular em todo o país e muitos japoneses consideram a observação das mesmas uma atividade turística interessante. Aliás, nos últimos anos, um número crescente de cidadãos japoneses e visitantes estrangeiros desenvolveu o hábito de procurar por essas tampas de bueiro, contribuindo para o faturamento turístico do Japão. 

Muitos viajam pelo país com o objetivo de encontrar o maior número possível de tampas decoradas e celebrar suas descobertas criando impressões a lápis, conhecidas como takuhon. Algumas tampas de bueiro são tão populares que se tornaram objetos de colecionadores e até mesmo inspiraram produtos vendidos como souvenirs, como chaveiros e adesivos.

Mas, embora adicionem beleza às cidades, as tampas de bueiro agregam outras vantagens práticas. Elas ajudam a prevenir acidentes, tornando os bueiros mais visíveis para pedestres e motoristas. Além disso, também fornecem informações úteis, como a localização de empresas regionais ou o nome do bairro.

A beleza da arte na infraestrutura urbana

A personalidade injetada nessas tampas demonstra a criatividade e o talento dos artistas que as criaram. Esses designs arrojados são expostos diretamente nas ruas, conectando arte e engenharia de forma única e atraente. 

Essas tampas demonstram como a arte pode ser encontrada em lugares inesperados e tornar a vida urbana mais agradável. Elas são um exemplo do cuidado que o Japão tem em manter suas cidades limpas, organizadas e bonitas, e mostram que até mesmo os elementos mais básicos da infraestrutura urbana podem ser transformados em algo de beleza e valor cultural.

Tags