Início » Inovação » Navio verde é movido a “resto”de lixo (e carrega contêineres)
Navio verde é movido a “resto”de lixo (e carrega contêineres)
Navio verde usa metanol como combustível e faz primeira viagem oficial para entrega de contêineres. É um marco para o setor.
Por
Redação em 23 de agosto de 2023 2minutos de leitura
Foto: Divulgação/Maersk
Um navio verde, movido a biocombustível, já está entregando a primeira leva de contêineres. A embarcação de baixa emissão de carbono iniciou sua primeira viagem oficial em julho deste ano, em um trajeto da Coreia do Sul até a Dinamarca.
Produzido pela gigante do mercado marítimo Maersk, o navio é movido a metanol verde, combustível que vem do gás produzido por resíduos de alimentos em aterros sanitários. O metanol verde pode também ser produzido a partir de biomassa ou por meio de hidrogênio verde.
“A produção de metanol verde pela OCI ocorre em uma instalação nos Estados Unidos, utilizando biogás capturado de resíduos orgânicos em decomposição. Esse biogás é convertido em biometano e, em seguida, transformado em metanol”, explica o site Guia Marítimo.
Navio verde e novos combustíveis
Como os carros, os navios verdes conseguem operar usando álcool (ou metanol verde) e com o combustível convencional (ou óleo). O metanol verde, no entanto, não zera as emissões da embarcação, mas tem potencial de reduzi-las entre 65% e 70%. O volume é considerável e representa um caminho da indústria.
“Precisamos resolver esse problema agora”, disse o líder de descarbonização da Maersk, Bo Christiansen em fala para a Fast Company. A companhia, que detêm quase 20% da frota global de navios, estuda usar outras fontes renováveis como combustível, entre elas a amônia vinda do mar.
Por enquanto, o metano verde é a opção mais segura, já que os portos tem infraestrutura para recebe-lo. “Ao contrário do hidrogênio, que também é promovido como um combustível verde, o metanol não precisa ser armazenado sob pressão ou frio extremo, e muitos portos já contam com infraestrutura para manuseá-lo”, explica a BBC.
Navegar em águas já conhecidas
Atualmente, o transporte marítimo é responsável pela emissão de um bilhão de toneladas de CO² por ano – a mesma quantidade emitida pelo setor aéreo e o correspondente a 3% do total de carbono emitido no mundo.
O modelo adotado pela Maersk será também de converter os motores da frota atual, mas já há ordens para compra de 120 embarcações do tipo. “As metas da companhia incluem ainda redução de 50% nas emissões por contêiner transportado na frota da Maersk Ocean em 2030 comparado a 2020, e chegar a 25% do volume de contêineres transportado com combustíveis verdes até 2030”, indica o site epbr .
É o começo da jornada que a indústria precisa seguir rumo à meta de zerar a emissão de gases até 2050.
O Habitability coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, não são conectadas às informações de navegação. Sendo assim, garantimos a você que não fazemos rastreamento individual de atividades.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!