Prêmio da ONU Habitat: Brasil se destaca pelo enfrentamento à gentrificação

Instituição brasileira é um dos cinco projetos reconhecidos pela premiação internacional.

Por Redação em 24 de outubro de 2023 5 minutos de leitura

premio da onu habitat

As iniciativas de habitação e assentamentos humanos do Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária (FICA) renderem à instituição brasileira um dos cinco reconhecimentos concedidos pelo Prêmio da ONU Habitat 2023. Esta foi a sexta vez que um projeto brasileiro recebeu o reconhecimento internacional. No ano anterior, a cidade de Recife foi premiada, seguindo os passos do Rio de Janeiro, que conquistou o prêmio em 2013, São Paulo, agraciada em 2012, e dois programas governamentais que receberam reconhecimento em 2006 e 2005.

Há três décadas, a premiação tem sido um farol para reconhecer iniciativas notáveis no domínio do desenvolvimento sustentável. O prêmio se dedica a destacar projetos que impactam positivamente a habitação e os assentamentos humanos, promovendo melhorias na qualidade de vida nas áreas urbanas e atendendo às necessidades dos mais vulneráveis.

Prêmio da ONU Habit 2023

A conquista do Prêmio da ONU Habitat é um importante reconhecimento do papel desempenhado pelo FICA na promoção do acesso a moradias dignas e sustentáveis por meio de soluções inovadoras para os desafios globais da habitação e da urbanização sustentável, como instrumento de fortalecimento das comunidades locais.

Conforme destacado pela premiação, a seleção do FICA se deve ao compromisso da iniciativa em enfrentar a especulação imobiliária e a gentrificação, isto é, quando áreas urbanas passam por transformações que elevam os custos de vida e intensificam a segregação socioespacial nas regiões centrais do país. “Sua missão é única no contexto brasileiro e, ao atuar como proprietário social, oferece um novo papel dedicado ao combate à especulação e à gentrificação. O FICA também conta com uma extensa rede de parceiros: voluntários, movimentos sociais, outras organizações sem fins lucrativos, formuladores de políticas públicas, universidades e parceiros do setor privado”, afirma o Prêmio.

Leia também: Gentrificação: a gourmetização do espaço urbano

Prêmio da ONU Habitat reconhece inciativas que transformam vidas por meio da habitação

O FICA se tornou a base para uma série de programas inovadores. Um dos mais emblemáticos é o “Morar Primeiro,” uma iniciativa realizada em parceria com o Padre Júlio Lancellotti, que se dedica a proporcionar habitação para a população em situação de rua.

Foto: Reprodução/FICA

Além disso, o programa “Apartamentos” permite que moradias unifamiliares sejam adquiridas por meio de doações, proporcionando uma solução prática para quem busca habitação. Já o “Compartilha” envolve a criação de moradias coletivas financiadas por investimentos sociais, fortalecendo os laços comunitários e promovendo um modelo habitacional inovador, enquanto o mais recente projeto, o “Moradia Estudantil,” visa proporcionar moradia acessível a estudantes de baixa renda da Universidade de São Paulo, abrindo portas para uma educação de qualidade.

Leia também: Moradia estudantil: um teto para a permanência universitária

Vale mencionar que o FICA não se limita apenas à habitação, uma vez que a organização é um viveiro de ideias e inovação. O “FICALab” é um centro de incubação e aceleração de projetos, incentivando a criação de soluções criativas para os desafios habitacionais. 

Destaques na promoção do desenvolvimento sustentável urbano

Instituições de diferentes partes do mundo têm se destacado por suas contribuições para a promoção de iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Conheça os outros quatro projetos premiados:

Fundação Pró Empleo Productivo, do México

Localizada no México, a Fundação Pró Empleo Productivo tem direcionado seus esforços para a implementação de programas de capacitação que beneficiam a geração de empregos e o aumento da produtividade nas comunidades urbanas. Sua abordagem é multifacetada e incide sobre a capacitação e a formação profissional, representando um valioso recurso na busca pelo fortalecimento das economias locais.

Foto: Reprodução/Fundação Pró Empleo Productivo

Por meio de suas iniciativas de capacitação, a Fundação Pró Empleo Productivo prepara indivíduos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução. Cursos, treinamentos e programas de formação ajudam a preparar os residentes das áreas urbanas com habilidades e conhecimentos necessários para competir em diversos setores da economia.

“O empreendedorismo representa uma oportunidade única para os mexicanos: 7 em cada 10 empregos no México são gerados por micro, pequenas e médias empresas. O nosso modelo social procura apoiar quem tem uma ideia de negócio, independentemente do número de vendas, da dimensão do negócio ou do setor em que se insere, com especial destaque para as populações vulneráveis”, salienta a fundação. 

Programa de reciclagem de resíduos de gordura, em Dubai

Do outro lado do mundo, nos Emirados Árabes Unidos, o município de Dubai foi reconhecido devido ao “Programa de Reciclagem de Resíduos de Gordura, Óleo e Graxa”. A iniciativa consiste dar um tratamento eficaz e ecologicamente responsável aos resíduos, contribuindo para a redução do impacto ambiental. 

reciclagem gordura e oleo

A reciclagem de gordura, óleo e graxa torna-se também uma contribuição importante para a economia circular. Em vez de serem descartados, esses resíduos são transformados em recursos valiosos, como biodiesel ou outros produtos úteis.

A empresa de gestão de resíduos Blue, também situada em Dubai, já recicla uma significativa quantidade de 227 mil litros de óleo usado por dia, coletados em 7 mil pontos. Esse óleo, além de ser direcionado para a produção de biocombustíveis, também é comercializado com empresas na Índia e no Paquistão, onde é utilizado na fabricação de sabão.

Assembleia de moradores de Braga, em Portugal

A Assembleia de Moradores de Braga, de Portugal, emerge como um exemplo de organização dedicada a promover o bem-estar de sua comunidade. O objetivo é a criação de soluções abrangentes que abordam questões de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

inclusao social

Um dos aspectos mais relevantes do trabalho realizado pela Assembleia é sua ênfase na inclusão social. A organização compreende a importância de garantir que todos os membros da comunidade tenham acesso a oportunidades e recursos que lhes permitam prosperar. Isso pode se traduzir em programas de assistência social, capacitação profissional, educação ou apoio para pessoas em situações de vulnerabilidade. A abordagem inclusiva da Assembleia visa criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde ninguém seja deixado para trás.

Além disso, a Assembleia de Moradores de Braga adota uma perspectiva econômica voltada para o desenvolvimento. Ela reconhece que o progresso econômico local é fundamental para a qualidade de vida dos residentes. Portanto, promove a criação de oportunidades de emprego, acesso facilitado à habitação de qualidade, incentiva o empreendedorismo e o fortalecimento das empresas locais.

Programa contra poluição plástica em Serra Leoa

Por fim, a cidade de Bumeh Slum, localizada em Serra Leoa, possui a Ecovinroment que está liderando uma batalha contra um dos problemas mais prementes que afetam a vida urbana moderna: a poluição por plásticos.

poluicao por plasticos

A poluição plástica é um desafio global que afeta comunidades urbanas em todas as partes do mundo. Em cidades como Bumeh Slum, onde os recursos são limitados e a infraestrutura de gestão de resíduos é frequentemente precária, a poluição plástica pode ser ainda mais devastadora. Ecovinroment reconhece a urgência desse problema e adota uma abordagem proativa para mitigar seu impacto negativo, sendo mais um dos projetos reconhecidos pelo Prêmio da ONU Habitat 2023.