Conheça os vencedores do 1º Prêmio Habitability

Homenageados e homenageadas do Prêmio Habitability são inspiração para novos tipos de cidade, de bairro e de habitações. Saiba aqui!

Por Redação em 3 de novembro de 2022 3 minutos de leitura

premio habitability

Está pronto para se inspirar? Conheça os homenageados da primeira edição do Prêmio Habitability, o prêmio que celebra aqueles que estão lutando para construir um futuro do habitar mais sustentável, solidário e cidadão no Brasil. O Prêmio, entregue nesta quinta-feira (3), contou com mais de 140 indicações e celebrou cinco iniciativas inovadoras do urbanismo brasileiro.

Estes foram os vencedores em cada categoria:

Convivência: Michelle Prazeres, do Desacelera SP

Transformação: Carina Guedes e Luciana da Cruz: Arquitetura na Periferia

Consciência: Eduardo Ávila, da RevoluSolar

Sentidos: Júlia Peres e Victoria Braga, do RUÍNA

Caminhos: Simony Cesar, do projeto Nina

Quem são os homenageados do 1º Prêmio Habitability:

A categoria “Convivência” premia iniciativas que beneficiam a maior conexão e convívio entre pessoas em todos os extratos sociais em ambientes coletivos. A categoria foi patrocinada pela Eliane, marca líder em revestimentos no Brasil.

A homenageada foi Michelle Prazeres, criadora do Desacelera SP, a primeira “desaceleradora” de pessoas e de negócios. A professora da Cásper Líbero criou movimento que propõe ritmo de vida mais lento. A iniciativa, inicialmente focada na promoção do bem-estar individual, caminhou para pensar coletivamente novos modelos de cidade, que privilegiem as saúdes física e mental, a convivência afetiva e a luta contra a emergência climática.

Já na categoria “Transformação”, que homenageia os projetos urbanos que impactam a educação e o desenvolvimento econômico de comunidades carentes. A categoria foi patrocinada pela Acelor Mittal, uma das maiores produtoras de aço para construção do mundo. Na “Transformação”, as vencedoras foram Carina Guedes e Luciana da Cruz, criadoras do Arquitetura na Periferia, uma ONG que promove a capacitação para mulheres na área de construção. O objetivo é apresentar práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras para moradoras de periferia e, ainda, ofertar microfinanciamento para que elas conduzam, com autonomia, mudanças em suas casas, sem desperdícios. A ONG já deu mais de 1,2 mil horas aulas e capacitou mais de 100 pessoas, tendo um impacto de 50 casas reformadas. 

Na categoria “Consciência”, que foi patrocinada pela proptech Luggo, a opção foi por iniciativas que beneficiam a integração com o meio ambiente e a utilização consciente de recursos naturais. O homenageado do Prêmio Habitability nesta área foi Eduardo Ávila, criador da RevoluSolar, uma associação sem fins lucrativos que leva energia solar para empreendimentos comerciais e espaços públicos, instalando usinas fotovoltaicas em comunidades. A Associação atua no Morro da Babilônia e no Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro. 

Projetos que descobrem novas formas de habitar entraram na categoria Sentidos, que premiou Júlia Peres e Victoria Braga, fundadoras da RUÍNA. As arquitetas focam em levar o processo circular para as obras, reduzindo os entulhos de demolição e os custos da obra a partir do reaproveitamento dos materiais. Por meio de pesquisa-prática e processos de experimentação, as duas jovens conseguem dar uma outra utilidade para materiais de obra que antes iriam para o lixo. A categoria foi patrocinada pela Atlas Schindler.

Por fim, a categoria “Caminhos”, patrocinada pelo superapp financeiro Inter, foi focada na criação de soluções inteligentes no campo da mobilidade e acessibilidade. A vencedora do Prêmio Habitability foi Simony Cesar, fundadora da NINA, startup e consultoria que fornece tecnologia integrada a divesos apps para padronizar, centralizar e rastrear as denúncias de assédio e violência na mobilidade urbana. 

Os curadores do Prêmio Habitability

O Prêmio Habitability celebrou a capacidade humana de resolver grandes questões com base na criatividade, homenageando pessoas que buscam formas de aprimorar as cidades brasileiras através da arquitetura, da inovação e do urbanismo. 

Os homenageados foram escolhidos por um conselho curador composto por 12 especialistas em urbanismo, sustentabilidade e solidariedade: Ciro Pirondi, Haydee Svab, Gabriela de Matos, João Capobianco, Sílvio Meira, Lemaestro, Raquel Rolnik, Gisele Beiguelman, Roberto Waack, Rita Wu, Sonia Guimarães e Ricardo Cardim.