União Europeia bane venda de carros a combustão até 2035
Acordo tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 dos países europeus, mas vai acontecer de forma faseada.
Por
Redação em 15 de julho de 2022 2minutos de leitura
A Europa está a um passo de proibir a venda de carros com motor a combustão a partir de 2035. A medida foi proposta pela Comissão Europeia e aprovada pelos ministros do meio ambiente dos 27 membros da União Europeia (UE). O texto, chamado de Fit for 55, indica que o nível médio de emissões de CO2 dos carros novos deverá ser reduzido em 100% até 2035, e 50% até 2030.
“Como etapa intermédia rumo à neutralidade climática, a UE aumentou a sua ambição em matéria de clima para 2030, comprometendo-se a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030”, diz o documento. De acordo com estudos da Comissão Europeia, o transporte é responsável por 20% de toda a emissão de CO2 do continente. Pelo menos 5% dessas emissões são apenas feitas por caminhões e ônibus a diesel. A decisão dos políticos europeus deve acelerar a transição da frota do continente para veículos elétricos e híbridos.
Próximos passos e desafios para redução das emissões de CO2
Para a lei ser colocada em prática ainda é preciso uma homologação do Conselho de Ministros da UE e uma concordância unânime dos 27 países do bloco econômico. A ação, segundo especialistas, deve acontecer no segundo semestre.
A nova regra também abre brecha para o uso de combustíveis sintéticos, hidrogênio e bicombustíveis, neutros em CO2. O que é visto como um grande desafio por parte do mercado automobilístico, já que tais tecnologias ainda estão em teste e estão longe de ser realidade até 2035.
Dessa forma, o veículo elétrico deve ser o “escolhido” pelo setor. O que abre um outro debate – e outro impasse: as redes de recarga. Os europeus querem que seja criada uma rede pública de postos de recarga ultrarrápida, de 150 kW, pelos países. No entanto, a maioria dos postos atualmente usa o padrão de 50 kW.
Já existe uma diretiva (não ainda uma obrigação) de que até 2025 se implante pelo menos um carregador ultrarrápido a cada 60 km de rodovias internacionais e até 2030 nas estradas secundárias. O que significaria pelo menos 3,5 milhões de postos nos 27 países da UE.
O que isso significa para as cidades?
Uma regra na Europa pode ter efeitos em cidades no mundo todo. É só lembrar do que aconteceu com a Lei Geral de Proteção de Dados, que começou como regulamentação na UE e inspirou legislações por todos os países. “A crise climática e suas consequências são claras e, portanto, a política é inevitável”, disse o chefe de política climática da UE, Frans Timmermans à Deutsche Welle.
O Habitability coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, não são conectadas às informações de navegação. Sendo assim, garantimos a você que não fazemos rastreamento individual de atividades.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!