eduardo fischer

Aprendendo e vivendo

O impacto da educação de qualidade na forma como habitamos o mundo.

11 de abril de 2022 - 3 minutos de leitura
card
por: Eduardo Fischer CEO da MRV

Perguntas valendo nota: quem queremos ser e como queremos viver nas comunidades de que fazemos parte? Como queremos nos relacionar com as pessoas e os espaços que nos cercam?

É impossível pensar no agora e projetar o futuro da vida nas cidades sem voltar nosso olhar para a educação. A escola é uma das primeiras comunidades de que participamos ativamente; uma de nossas experiências iniciais como indivíduos em um espaço coletivo, diverso, que acolhe, desafia e estimula. Que ajuda a construir as respostas para essas perguntas, quando prepara as pessoas para habitarem o mundo de forma consciente, produtiva, sustentável, feliz.

A educação é o maior impulsionador dessa “formação ampla”. O que acontece na escola frutifica nas cidades, na sociedade como um todo, no planeta. É um poder transformador sem limites, que transcende os muros e transpõe barreiras. Eu acredito nisso – e certamente não estou sozinho.

A Agenda 2030 – o compromisso global assumido em 2015 e coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe que governos, instituições, empresas e sociedade atuem para enfrentar os maiores desafios do mundo contemporâneo, orienta seu plano por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; entre eles, educação de qualidade. A MRV&CO é signatária dos ODS – e a conexão da Agenda 2030 com a nossa estratégia de negócios consolidou e dinamizou as nossas práticas ESG. 

Foto: Acervo iungo

Nesse contexto, quero destacar hoje uma das iniciativas do Instituto MRV, que desde 2014 canaliza recursos e inteligência para apoiar projetos na área da educação de qualidade – planejando, criando programas, buscando parcerias, reunindo voluntários que pensem como a gente. E agindo. Educação é uma causa central no nosso investimento social.

Unir forças aqui faz todo o sentido. Reunir, conectar – em latim, iungo. Não é por acaso que esse é o nome do projeto estruturado pelo Instituto MRV, em 2020, para promover o desenvolvimento profissional de educadores, apoiar a construção de metodologias que incentivem a aprendizagem e fortalecer comunidades escolares e o ensino em todo o Brasil.

O iungo conecta professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação, criando e reforçando redes de práticas de ensino, potencializando o protagonismo dos educadores e gestores escolares na evolução da sociedade. Isso ganha corpo em programas de formação continuada, produção de conhecimento e material de referência e em muitas trocas de experiências – sempre com foco em uma educação com mais significado e qualidade e, principalmente, alinhada com a realidade e as necessidades dos jovens. Especialmente depois da pandemia de Covid-19, que escancarou e agravou os problemas educacionais brasileiros e acentuou o desnível entre rede pública e rede privada, os desafios se tornam ainda mais complexos.

A atuação é voltada principalmente para o Ensino Médio – a etapa mais desafiadora da educação básica e também a que apresenta os piores índices no nosso país. É como um “problema crônico”, de impacto enorme na dinâmica social. Por isso mesmo, o iungo tem a noção de Projeto de Vida – o desenvolvimento integral do aluno e a conexão com o mundo atual – como propósito da escola e como aspecto transversal em todas as suas ações.

Foto: Acervo iungo

O iungo é um trabalho coletivo, que tem como meta principal dar aos educadores novas possibilidades para revigorar e aprimorar suas práticas pedagógicas visando esse desenvolvimento integral. Junto com parceiros – entre eles universidades de excelência como USP, Unicamp e PUC Minas – o iungo estimula e instrumentaliza a inovação na sala de aula, oferecendo cursos, materiais pedagógicos, pesquisas e eventos, com ações presenciais e on-line, sempre gratuitas que, só em 2021, impactaram mais de 180 mil educadores.

Contribuir com a construção de caminhos que favoreçam o desenvolvimento integral das novas gerações é uma preocupação nossa, e o iungo é uma das formas que encontramos para atender aos ODS da ONU; afinal, não há educação de qualidade sem educador qualificado. Como esse, existem outros caminhos possíveis, e eu acredito em seguir sempre buscando e fazendo acontecer.

Sem educação de qualidade, não dá para chegar a uma resposta promissora às perguntas que eu fiz no início. É a aposta mais certeira que se pode fazer em um amanhã como queremos – e tem tudo, absolutamente tudo a ver com pessoas, comunidades, cidades melhores. Com futuro e mundo melhores.

Estamos, tudo e todos, conectados. Então, vamos juntos?