foto inhabitat

Menina de 10 anos cria casa sustentável que usa energia solar

Construção é uma mini casa sustentável que tem até captação de água da chuva.

28 de junho de 2022 - 2 minutos de leitura

Autor: Redação

Compartilhe:

Nos Estados Unidos, a jovem Callie Hilton construiu uma mini casa sustentável para si. O fato não seria notícia se não fossem por dois detalhes: Callie tem 10 anos de idade. E tem mais: o espaço criado pela menina é auto suficiente tanto em energia quanto em água, e não gera lixo.

A criação foi resultado de um trabalho escolar da garota e só custou US$ 10. O design é de container (só que transparente e com detalhes em madeira), muito popular entre as “tiny houses”. A cabana, apelidada de Callie’s Coop, tem lugar para um colchonete, depósito de água, resíduos e uma gaveta para pertences pessoais.

Sustentabilidade e lições da mini casa sustentável

Ao utilizar painéis de energia solar de 5 Volts, o abrigo tem iluminação e também um pequeno forno. Além disso, a casinha tem um sistema de captação de água da chuva no telhado, inclinado, e conta com um tubo que leva a água até um espaço de armazenamento.

Todos os materiais foram encontrados na garagem do pai de Callie, tornando a “toca” mais barata. A casa tem um pouco mais de 11 quilos e conta com um “carrinho de mão” para transportá-la de um lado para outro. Callie viu que, ao fazer isso, evitava que as portas se movimentassem, mantendo a privacidade do espaço.

E por que o projeto de uma menina para a escola fundamental importa? Porque ele pode ser usado como um espaço para abrigar sem-teto a um custo menor – e de maneira sustentável. Toda a concepção da Callie’s Coup, o fato de a garota ter colocado a autossuficiência ao lado dos custos do projeto para equilibrar essas pontas também serve um pouco de lição para aqueles que planejam cidades.