Empresas devem se comprometer com a busca por uma economia sustentável e de baixo carbono
Por
Eduardo Fischer em 13 de outubro de 2021 2minutos de leitura
À medida que o mundo se depara com mudanças climáticas cada vez mais inquestionáveis, as grandes empresas precisam assumir o papel de protagonistas no engajamento das suas cadeias de fornecimento para mitigar o aquecimento global. Esse é o desafio do século e as empresas líderes de seus setores têm como obrigação incentivar suas cadeias para uma mudança urgente de atitude.
E para transformar mentes é necessário estabelecer uma nova ordem de prioridades na indústria e na vida cotidiana, trata-se da conscientização sobre as implicações das mudanças climáticas – que além de estarem diretamente associadas ao aumento no custo da operação e na redução da capacidade de produção são uma ameaça para os ecossistemas do planeta e também para os direitos fundamentais ao ampliar desigualdades e criar injustiças.
O papel das companhias é induzir iniciativas que façam a diferença para a humanidade. Para orientá-las, uma ferramenta em especial vem se mostrando estratégica: a Iniciativa com Objetivos Baseados em Ciência, ou Science Based Targets Initiative (SBTi), conduzida pelo CDP, United Nations Global Compact, World Resources Institute (WRI) e WWF, que identificam e promovem abordagens inovadoras para a fixação de metas ambiciosas e significativas de redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa), impulsionando a transição rumo a uma economia de baixo carbono.
Sabemos que esse movimento ainda é tímido na América Latina e em especial no Brasil, mas isso precisa mudar. Em janeiro deste ano, a MRV se tornou a primeira empresa do setor da construção civil no país a assumir o compromisso de combate às mudanças climáticas junto à iniciativa SBTi. Naquele momento, apenas 46 empresas da América Latina haviam aderido à iniciativa, sendo somente 18 brasileiras. A MRV é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016 e sabe da necessidade de desenvolver ações em diferentes frentes, com metas claras, de médio e longo prazo, envolvendo inclusive toda a cadeia de fornecedores. Aliás, no ano passado, alcançamos uma redução significativa nas emissões indiretas. No caso das emissões indiretas por aquisição de energia, experimentamos uma queda de 24% nas emissões, em comparação a 2019. Seguindo a estratégia de fazer a transição energética na direção de fontes limpas e renováveis, em 2020 implantamos nossa primeira usina fotovoltaica para o consumo de obras, plantões de vendas e escritórios, em Uberaba (MG), com capacidade de 1 GWh/ ano, e iniciamos a instalação de mais uma, no estado da Bahia, com capacidade prevista de 480 MWh/ano. Além disso, por livre iniciativa, integramos o Programa Carbon Disclosure Program (CDP), reportando informações solicitadas por fundos e investidores. Também estamos conectados ao Programa CDP Supply Chain, que nos apoia na definição de estratégias de engajamento dos fornecedores por meio da análise de riscos e oportunidades associados às mudanças do clima e à gestão de gases causadores de efeito estufa.
Em coerência com esses compromissos, em 2020, negociamos quase R$ 1,5 bilhão com nossa base de mais de 7.900 fornecedores responsáveis de serviços, matéria-prima, equipamentos, tecnologias e mão de obra, que são fundamentais às nossas rotinas.
Também no ano passado, 100% dos 486 novos parceiros foram contratados com base em critérios sociais, e também em quesitos ambientais. Assim, buscamos expandir nossas próprias ações, construindo uma cultura de ações efetivas capazes de conter as mudanças climáticas.
Não há, outro caminho a não ser investir cada vez mais em iniciativas sustentáveis e nossa meta é levar toda nossa cadeia de fornecedores a fazer o mesmo.
* Eduardo Fischer é CEO da MRV, empresa do grupo MRV&CO, uma plataforma habitacional composta por marcas que oferecem a solução de moradia adequada para cada necessidade e momento de vida.
O Habitability coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, não são conectadas às informações de navegação. Sendo assim, garantimos a você que não fazemos rastreamento individual de atividades.
Cookies estritamente necessários
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!