Aplicativo promete reforçar a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas no trânsito

A tecnologia permite que os condutores dos veículos sejam alertados sobre a proximidade com sinais vermelhos, faixas de pedestres e áreas com velocidade reduzida obrigatória.

Por Redação em 10 de abril de 2023 2 minutos de leitura

seguranca no transito

Charlotte, a mais populosa do estado norte-americano da Carolina do Norte (EUA), lançou um aplicativo, em um projeto-piloto, para reforçar a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas. A tecnologia conecta usuários a uma rede eletrônica de cruzamentos de dados com as faixas de pedestres e outros mecanismos de controle de trânsito. 

Emitindo alertas sonoros, o aplicativo notifica motoristas que se aproximam de zonas de tráfego lento, sinais vermelhos, ciclistas ou pedestres, entre outros recursos.

Leia também: Coreia do Sul testa semáforo de LED nas sarjetas

O software inclui alertas como:

  • notificar quando o semáforo está prestes a ficar verde;
  • avisar aos usuários que se aproximam de um semáforo vermelho, se eles estiverem se aproximando muito rápido do cruzamento;
  • notificar os usuários que estiverem se aproximando muito rápido de uma área de velocidade lenta;
  • avisar aos motoristas se um ciclista estiver usando o aplicativo nas proximidades;
  • notificar os motoristas que pedestres estão usando o aplicativo na faixa de pedestres à frente.

“Devemos trabalhar juntos para melhorar a segurança do trânsito e este aplicativo promove a conectividade entre nós e com nosso entorno. Essa tecnologia é uma ferramenta que nos ajudará a melhorar a segurança para todas as pessoas que usam nossas estradas”, afirmou a vereadora e membro do Conselho Municipal de Charlotte, Victoria Watlington durante o lançamento do app, que foi batizado de TravelSafely.

Segurança e prevenção

Cidades nos Estados Unidos lançaram campanhas visando reduzir ou eliminar mortes ou acidentes graves envolvendo motoristas, ciclistas e pedestres. Pelo menos 40 pessoas morreram em acidentes envolvendo veículos nas ruas da cidade de Charlotte entre janeiro e agosto de 2022, incluindo 14 moradores que foram atingidos por carros.

Leia também: Design urbano seguro também é garantir a volta para casa

Em 2018, o município lançou seu plano de ação, chamado “Vision Zero”, com o objetivo de reduzir os acidentes relacionados ao trânsito até 2030. Por meio desse esforço e para mudar as estatísticas, a cidade instalou pistas e ciclovias protegidas, reduziu os limites de velocidade, melhorou a iluminação ao longo das estradas e publicou dados sobre acidentes, entre outras iniciativas.