Prêmio Habitability é lançado para homenagear pessoas que impactam o futuro do habitar 

Dividido em cinco categorias, Prêmio Habitability irá destacar os principais projetos de desenvolvimento urbano e social do Brasil.

Por Redação em 18 de agosto de 2022 2 minutos de leitura

premio habitability

Com o objetivo de homenagear indivíduos que pensam no futuro inteligente e têm a capacidade de criar soluções para as cidades, o portal Habitability dá início à primeira edição do Prêmio Habitability, que será realizada em novembro, no palco do Teatro FAAP, em São Paulo. O Prêmio celebra a capacidade humana de resolver grandes questões com base na criatividade, homenageando pessoas que buscam formas de aprimorar as cidades brasileiras através da arquitetura, da inovação e do urbanismo. 

Além do reconhecimento a essas pessoas que assumem papel de protagonistas na transformação urbana, o prêmio busca ampliar o alcance do debate entre as diferentes esferas sociais ao disseminar essas iniciativas, que contribuem para a resolução de problemas comuns aos grandes centros urbanos, como a qualidade de vida, mudanças climáticas e seus impactos, segurança pública, entre outros. A integração das instituições sociais – iniciativa privada, pública e academia – é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades, totalmente conectado ao conceito de habitabilidade, partindo também das ações de cada ser, em seu dia a dia. O objetivo, portanto, é reconhecer de forma simbólica quem já está nesta jornada, empreendendo mudanças de impacto. 

premio habitability
Reprodução: Site Revista FAAP / Nalata

Nomes relevantes ligados a todas as áreas do conceito de habitação, entre urbanistas, artistas e formadores de opinião relacionados ao tema, serão convidados para compor o Conselho do Prêmio. As pessoas previamente selecionadas serão convidadas a fazer parte do grupo e, então, sugerirem, a partir dos próprios repertórios e conhecimentos, as ideias mais transformadoras no Brasil que mereçam ser destacadas em torno dos tópicos abordados pela plataforma Habitability, entre eles estão impacto social, bem-estar coletivo, urbanismo, meio ambiente, economia circular, mobilidade e inovação. 

A partir das indicações recebidas, serão selecionados pelo Prêmio um homenageado em cada uma das categorias: 

  • Convivência: iniciativas que beneficiam uma maior conexão e o melhor convívio entre as pessoas em ambientes coletivos;
  • Transformação: projetos urbanos criativos e eficazes que democratizam o acesso à meios que tenham impacto na saúde, economia e bem-estar de comunidades;
  • Consciência: iniciativas que beneficiam a integração com o meio ambiente e a utilização consciente de recursos naturais;
  • Sentidos: projetos que descubram novas formas de construir o habitar, visando a qualidade de vida e bem-estar;
  • Caminhos: soluções inteligentes nos campos da mobilidade e acessibilidade.

Além de corresponderem às discussões promovidas pela plataforma, as categorias do Prêmio Habitability conectam o significado do verbo morar ao de habitar, com o olhar para o agora, mas com vista para o amanhã. Como diz o manifesto do Prêmio, “… morar em uma caixa fechada é sinônimo de castigo. A conexão de uma casa não se resume à qualidade do sinal do wi-fi, mas à forma como ela permite e favorece o circular da luz, do ar, da água e dos outros elementos vitais e em qual contexto ela está inserida. Essas escolhas podem transformar a maneira como vivemos e nos relacionamos com a vida, as outras pessoas e o mundo. A luz tem o poder de espantar o medo e criar intimidade, o ar pode afastar doenças, assim como a água, que também irriga e faz a vida florescer e seguir”.