Camden Highline: Londres se inspira em Nova York para ter seu próprio parque suspenso

Parque linear vai transformar trilhos de trem não utilizados em espaços verdes, mas a capital inglesa pretende evitar as críticas de seu antecessor em Manhattan.

Por Redação em 9 de março de 2023 2 minutos de leitura

camden higline

O High Line representou uma revolução na cidade de Nova York, no estado de Manhattan, nos Estados Unidos. Inaugurado em 2009 e com suas obras concluídas em 2014, o parque suspenso ocupou uma linha de trem desativada e virou modelo de renovação urbanística. E Londres está pronta para seguir esse caminho.

O parque Camden Highline foi aprovado pelo conselho da região em janeiro de 2023, com previsão para ser inaugurado em 2025. De acordo com a entidade sem fins lucrativos responsável pelo projeto (que também recebe o nome de Camden Highline), o valor inicial da obra é de 14 milhões de libras esterlinas (o que corresponde a R$ 86,5 milhões).

O parque

O Camden Highline será um parque suspenso de 1,2 quilômetros de extensão, ligando uma área verde que fica a cinco minutos da estação de metrô de Camden Town a uma das mais movimentadas da cidade, a King’s Cross. Em comparação, o percurso será menos da metade do High Line, em Nova York.

Leia também: Pedreira desativada vira parque público em Atlanta

Em seu projeto, Londres apresenta um novo parque que vai conectar lugares e pessoas. O Camden Highline vai trazer novos espaços verdes para 20 mil pessoas e pretende fornecer 5 milhões de libras esterlinas em benefícios sociais e de saúde. 

Por conta de seu comprimento, também conectará diferentes bairros, alguns ricos e outros mais carentes da Inglaterra. Ele formará um espaço de caminhada de 20 minutos entre essas comunidades e seus centros urbanos locais, com a disponibilidade para novas atividades comunitárias.

Leia também: Caminhabilidade é importante para o envelhecimento da população

A expectativa é de que o espaço receba também obras de arte e que seja usado para eventos pontuais. Assim como aconteceu com o High Line de Nova York, o Camden deve ser inaugurado em fases, sendo a primeira prevista para 2025.

Espaço verde

O parque vai oferecer um novo trecho de vegetação em um bairro relativamente sem árvores. Entre alguns benefícios, pode trazer o abafamento do barulho do trem que circula no trecho próximo ao local e, também, combater a poluição com o efeito da ilha de calor.

Embora não tenha uma área tão grande quanto a cobertura de Nova York, o Camden Higline pode ser encarado como um espaço de natureza e calmaria entre dois grandes centros ativos e de grande movimento na capital londrina.