Consumo responsável: você sabe qual sua importância e o papel dos cidadãos nisso?

O consumo responsável consiste em transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania e proteção ambiental.

Por Redação em 13 de março de 2023 7 minutos de leitura

consumo responsavel

O consumo responsável e sustentável é um conceito cada vez mais importante, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes dos impactos ambientais e sociais de suas escolhas. Mas, o primeiro passo para que os indivíduos se tornem consumidores conscientes envolve decisões informadas e lúcidas ao comprar bens e serviços de empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente e o bem-estar geral, ou seja, considerando o impacto ambiental, social e ético de cada escolha.

Uma maneira de praticar o consumo responsável é comprar de empresas que têm um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Isso pode incluir empresas que adotam práticas ecologicamente corretas, como estratégias para redução de emissões de carbono, gestão responsável de recursos naturais e produção sustentável. Também pode envolver organizações que apoiam comunidades locais e trabalham para promover a igualdade social.

Práticas conhecidas como greenwashing estão completamente fora de qualquer conceito ligado a sustentabilidade e os consumidores precisam ficar muito atentos a isso, para evitar interpreções equivocadas, comprando de empresas que recorrem a este recurso. Para quem não conhece o conceito, o greenwashing é uma espécie de “maquiagem verde”, por meio da qual algumas estratégias de marketing tentam encobrir atitudes ambientalmente inadequadas e pouco sustentáveis.

E o que tudo isso tem a ver com consumo responsável? Tudo, na verdade. Empresas que adotam boas práticas devem ser valorizadas e, ao mesmo tempo, quem consome os seus produtos deve ter esse conhecimento. Por essa razão, além das estratégias sustentáveis, organizações que adotam programas de conscientização voltados aos consumidores estão em posição de vantagem.

Entenda o conceito de consumo responsável e tudo o que ele engloba

A ideia de consumo responsável refere-se a uma forma de adquirir produtos e serviços que leve em consideração não apenas as necessidades individuais, mas também os impactos ambientais, sociais e econômicos que a produção e o uso desses produtos podem ter no planeta.

Tal cenário envolve a escolha de produtos que tenham uma pegada ambiental menor, como itens orgânicos, reciclados ou feitos a partir de materiais renováveis. Também pode incluir a escolha de produtos produzidos localmente, para reduzir o impacto do transporte, e também a preferência por itens com certificações que garantem práticas justas e éticas de trabalho.

O consumo responsável inclui ainda a utilização consciente de produtos e serviços, evitando o desperdício, adotando a reciclagem e o descarte correto dos produtos, além de estimular o uso do transporte público ou meios de locomoção menos poluentes.

Até mesmo no momento de escolher onde morar, é necessário adotar comportamentos responsáveis. Por exemplo, é fundamental analisar o modo de atuação das empresas de construção. O investimento em eficiência energética, estratégias para redução de emissões, condições justas de trabalho e uso eficiente de recursos naturais (como água) fazem toda a diferença.

Além disso, inovações como a adoção de paineis solares nos empreendimentos, sistemas de captação e reuso de água e adoção de mobilidade elétrica, com inclusão de carregadores para veículos nas construções, são muito importantes para a sustentabilidade do empreendimento.

Uma empresa da construção sustentável é aquela que prioriza a redução do impacto ambiental, com soluções que visam a economia de recursos, o reaproveitamento de materiais, a eficiênia energética, a reutilização de resíduos e o bem-estar de todos os envolvidos no processo.

Veja também o episódio 12 do podcast Habitability:

Qual a importância do consumo responsável?

O consumo, como explicamos, é uma questão que envolve tanto questões ambientais quanto responsabilidade social (seja por parte de quem compra, seja por parte de quem vende).

Estatísticas revelam que o consumo não apenas é desenfreado, mas também mal distribuído: de acordo com o Instituto Akatu, cerca de 16% da população mundial concentram o consumo de 76% de todos os produtos e serviços produzidos no planeta.

A situação é ainda mais complicada pelo fato de que, a cada ano, mais de 150 milhões de novos consumidores entram no mercado global. As previsões indicam que, caso não haja uma mudança na conscientização da sociedade, nos próximos 20 anos cerca de três bilhões de pessoas estarão contribuindo para o desperdício de alimentos, além do consumo excessivo de água, a geração de toneladas de lixo e o fortalecimento de indústrias poluentes, como as empresas de fast-fashion e os produtores de alimentos ultraprocessados.

Por isso, o consumo responsável é tão importante. A prioridade é a necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais finitos, já que a crescente demanda por bens e serviços tem gerado impactos negativos na natureza. Dessa maneira, a adoção de práticas de consumo consciente pode contribuir para a redução desses impactos e garantir a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras.

Além disso, o consumo consciente também pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso ocorre porque o conceito envolve uma série de medidas que promovem o uso racional e eficiente de recursos, bem como a valorização da mão de obra e a inclusão social.

Neste cenário, há um incentivo às empresas para criar um ambiente mais saudável para colaboradores, o que pode gerar benefícios tanto para trabalhadores quanto para as comunidades locais, com geração de emprego e renda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Entenda o conceito de responsabilidade civil nas relações de consumo

A responsabilidade civil nas relações de consumo se refere à obrigação das empresas em indenizar os consumidores por danos causados pelos produtos ou serviços que elas fornecem. Isso significa que, quando um produto ou serviço causar danos ao consumidor ou ambiente ao redor, a empresa deve arcar com as consequências e compensar o consumidor pelos prejuízos sofridos.

Essa responsabilidade é prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e se aplica a todas as relações de consumo, ou seja, a todas as transações comerciais em que um consumidor adquire um produto ou serviço de uma empresa.

Além disso, o CDC estabelece que a empresa é responsável mesmo que o defeito tenha sido causado por um terceiro, como um fornecedor ou prestador de serviços.

Portanto, a responsabilidade civil nas relações de consumo é importante porque protege os direitos dos consumidores e incentiva as empresas a oferecerem produtos e serviços de qualidade e seguros. Quando uma empresa sabe que será responsabilizada por eventuais danos causados, tende a adotar medidas para minimizar os riscos de sua produção e garantir a qualidade e a segurança dos seus produtos ou serviços.

Como praticar o consumo responsável na construção?

De acordo com um estudo realizado pela Toluna (e divulgado pela pela Hypeness), 75% dos entrevistados afirmaram ter modificado seus hábitos de consumo em razão de preocupações ambientais e em prol do futuro do planeta. Essa conscientização também tem impactado muitas famílias que buscam construir habitações mais sustentáveis.

No mercado habitacional, a ideia refere-se à adoção de políticas ESG (conceito que engloba abordagens relacionadas a responsabilidade social, ambiental e também de governança corporativa). No aspecto ambiental, inclusive, a intenção é promover escolhas mais responsáveis e sustentáveis de materiais, processos e ações adotadas durante a construção de espaços. 

Uma das principais maneiras de colocar tais estratégias em prática é por meio da escolha de materiais de construção sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Tais produtos podem incluir madeira certificada, concreto reciclado, isolamento térmico adequado e sistemas de energia renovável, como painéis solares, dentre outras soluções ambientalmente responsáveis.

Outras práticas envolvem a instalação de sistemas de captação de água da chuva e a utilização de técnicas de construção sustentável, como telhados verdes e paredes vivas, que ajudam a reduzir o consumo de energia, reduzir o calor das construções e promover a biodiversidade urbana.

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Quais as ações promovidas pelas práticas responsáveis?

O consumidor consciente compreende que pode ser um agente transformador da sociedade e, por isso, busca equilibrar sua satisfação pessoal com a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos. 

Desse modo, o consumo responsável é uma forma de agir que valoriza a responsabilidade ambiental como meio de preservar e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, movimentando e promovendo diversas ações. Confira a seguir algumas delas.

Economia solidária

O consumo responsável culmina no fortalecimento da economia solidária. Este é um modelo econômico que busca a construção de relações mais justas entre os trabalhadores e empresas, promovendo a cooperação e a produção consciente. Em outras palavras, é uma forma de organização da economia que busca o desenvolvimento humano, social e sustentável.

Sendo assim, as atividades econômicas são desenvolvidas de forma coletiva, com a participação ativa de todos. Nesse sentido, o objetivo é buscar a diminuição da desigualdade social e a valorização do trabalho, da cultura e da ecologia.

Como consequência, há o estímulo à produção de bens e serviços que respeitem o meio ambiente e as pessoas envolvidas. Dessa forma, busca-se a sustentabilidade em todas as áreas da economia. 

Cadeia de produção responsáveis

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como meta garantir padrões de produção e consumo mais equilibrados, buscando alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030. 

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Na cadeia de produção, as metas relacionadas a esse ODS são extremamente relevantes, já que é uma abordagem que visa garantir processos de produção éticos, ou seja, socialmente justos e ambientalmente responsáveis, desde a obtenção das matérias-primas até o descarte final.

Isso significa que todos os envolvidos na cadeia de produção devem adotar práticas responsáveis, incluindo desde produtores de matérias-primas até os fabricantes e distribuidores. As empresas que adotam esse conceito de cadeia de produção responsável se comprometem a monitorar e gerenciar os impactos de suas atividades em todas as etapas de produção, buscando minimizar os aspectos negativos e maximizar os benefícios sociais e ambientais.

Vale destacar que o incentivo a tais práticas produtivas pelas empresas, especialmente as de grande porte e transnacionais, envolve considerar não só as necessidades presentes, mas também as necessidades futuras.

Compra de produtos e serviços de forma consciente

Como o consumidor é a ponta final do ciclo de produção, o consumo responsável propõe uma mudança no paradigma comportamental de quem compra de forma imediatista, que busca apenas a satisfação rápida e o lucro das empresas, sem considerar as consequências ambientais. 

Quem pratica o consumo consciente, certamente busca mudanças em seu comportamento, evitando compras por impulso e priorizando um estilo de vida eco-friendly.

É importante lembrar que o consumo consciente não se resume apenas à escolha de produtos ecologicamente corretos, mas também envolve o compartilhamento de recursos, a escolha de produtos duráveis (com a redução do consumo) e a busca por alternativas sustentáveis em todas as áreas que envolvem a compra de mercadorias ou serviços.

Além de tudo isso, o consumo responsável também é determinante para a justiça climática. Afinal, quanto menos desperdício, menos resíduos (e descarte consciente dos existentes) e melhor equilíbrio no consumo energético, maiores as oportunidades de bem-estar e qualidade de vida para a população das cidades. Saiba mais sobre como isso afeta os ambientes urbanos.